Uma boa consultoria de licitações não avalia apenas os seus documentos, mas também o de seus concorrentes
- Amanda de Carvalho Baroni
- 3 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2024
Em um cenário de negócios cada vez mais competitivo, a contratação pública através de licitações se torna uma oportunidade valiosa para as empresas expandirem seus negócios.

Com esse cenário em alta, a complexidade do processo licitatório exige uma análise minuciosa não apenas dos próprios documentos da empresa, mas também dos concorrentes. Este artigo destaca a importância de uma consultoria de licitações eficaz, que vai além da avaliação dos documentos da própria empresa e se estende à análise dos documentos dos concorrentes. A estratégia é fundamental para identificar possíveis falhas que podem passar despercebidas pelo órgão público, aumentando assim as chances de sucesso no certame. Leia mais para entender como uma boa consultoria de licitações pode fazer a diferença na sua estratégia de negócios.
As licitações representam um dos pilares fundamentais da contratação pública, onde órgãos governamentais adquirem bens e serviços de forma transparente e competitiva, competindo uns com os outros para fornecer itens ou prestar serviços para a Administração Pública, o maior comprador do país.
A disputa pode ser acirrada, sendo analisado cada detalhe da documentação solicitada em Edital ao licitante. Essa análise é etapa crucial para a contratação com o fornecedor, visando assegurar que apenas empresas tecnicamente aptas e financeiramente saudáveis participem do certame.
Contudo, por vezes o empresário pode errar no momento de apresentar sua documentação, ou ainda, seu concorrente pode cometer algum equívoco e o Pregoeiro, no momento da análise das informações, pode deixar passar algum documento que não esteja mais válido ou uma certidão que esteja positiva.
Esse é o momento que identificamos uma boa consultoria em licitações.
Não basta avaliar, organizar e conferir os detalhes dos documentos de habilitação da empresa que está representando, mas também o dos concorrentes, buscando falhas que podem passar despercebidas pelo órgão público, gerando assim ainda mais oportunidades de sucesso para a empresa representada.
Imagine que sua empresa ficou classificada em segundo lugar em uma licitação e que a primeira colocada, apesar de ter oferecido o melhor preço, não atende ao solicitado em Edital e o Pregoeiro, ao verificar os documentos, não percebe que aquele documento está em desconformidade com as exigências editalícias.
Ao realizar esse diagnóstico completo, essas situações podem ser a oportunidade de apontar o erro do concorrente e assim gerar a inabilitação da primeira colocada e consequente contratação com sua empresa!
Analisar os concorrentes é uma estratégia fundamental em qualquer contexto competitivo, e isso não é diferente em licitações públicas. A avaliação dos concorrentes em processos licitatórios desempenha um papel crucial, já que gera uma concorrência saudável e é essencial para garantir que sua empresa está competindo da forma mais estratégica.
Por isso, ao decidir por contratar uma consultoria em licitações para te auxiliar a aumentar seu faturamento, não se esqueça de garantir que todas as estratégias possíveis para aumentar suas chances de contratação estão sendo aplicadas. Uma boa consultoria não analisa só o documento da sua empresa, mas do concorrente também!



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